Oi pessoal!

No final de semana do dia 5 e 6 de novembro de 2022, eu e meu namorado fomos visitar nossa amiga Lis, que estava de aniversário. Foi um semana agitado, mas muito bacana.

Pra quem quer saber mais da Lis, tem no post: Quando a alegria da Lisandra, também é nossa alegria

Acordamos super cedo, pois tínhamos marcado de fazer a viagem de Blabla Car (para quem não conhece, é um app onde você pega carona com alguém que já vai fazer o trajeto – é bem seguro, se você avaliar bem com quem vai viajar e o horário).

Avaliamos como estaria a previsão do tempo, conversamos com a Lis e decidimos sair cedinho, então daria pra curtir a capital antes da festa. Saímos 7h da manhã e lá pelas 9h já estávamos chegando no apartamento da minha amiga. Chegando lá, deixamos nossas malas na casa dela e saímos para dar uma volta.

O primeiro ponto turístico foi a Casa de Cultura Mario Quintana, que fica na Centro Histórico de Porto Alegre, pertinho da Orla do Guaíba. Chegando lá, demos de cara com um protesto na R. dos Andradas (que é a rua de um dos quarteis), com muita gritaria, polícia nas ruas… até achamos que não daria para entrar na Casa de Cultura.

A maior surpresa para nós foi que, além do protesto, também era o final de semana da 13ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul e a Casa de Cultura era um dos pontos do evento.

O ponto turístico estava cheio de cartazes, quadros e luzes. O tema da Bienal era Trauma, Sonho e Fuga, alusivo à pandemia de covid-19. Confesso que nós não entendemos muito o conceito de várias obras de arte que estavam expostas lá e isso se deu principalmente pelo fato de que não passamos tanto assim observando tudo. Não era algo de fácil compreensão, era algo pra ser sentido… quadros e poesias pesadas, que para ser devidamente interpretadas precisavam de um tempo.

Saindo de lá, passamos pela Basílica Nossa Senhora das Dores, que infelizmente estava fechada. Pelo que vimos, é igreja mais antiga da cidade e que ainda está de pé, construída em 1807. Em 2022 a igreja recebeu do Papa Francisco o título de Basílica Menor… legal, né?

Não consegui tirar uma foto melhor, por causa da correria do protesto que eu citei anteriormente. Tinha um quartel por perto e muitos militares na frente.

Seguimos então pela Orla do Guaíba, que passou por uma revitalização uns anos atrás. A temperatura estava amena, havia um solzinho gostoso e ventinho tranquilo. Acabamos parando por lá para comer um cachorro quente e sentar nos bancos que estavam disponíveis. Foi bacana ter almoçado na rua, curtindo o barulho da água e vendo os moradores e turistas caminhando e aproveitando o momento.

Além da Casa de Cultura, no Cais Embarcadero (espaço de lazer e gastronomia) também tinha um ponto da Bienal, então a grande maioria das pessoas passavam estavam entretidos em alguma conversa sobre as obras. Foi bacana observar…

Como queríamos comprar umas coisas, pensamos em pegar aquelas bicicletas do Itaú para seguir até o Shopping Praia de Belas, curtindo a Orla. No ponto de bikes mais próximo, não tinha nenhuma disponível naquele momento, então decidimos fazer o trajeto a pé (o que daria quase 3km). Já que o tempo estava ameno, resolvemos encarar a distância, mas justo quando começamos a caminhar, saiu um sol quente… imaginem o estado de canseira e calor que chegamos lá (risos)

Por causa do calor, a primeira coisa que procuramos foi algo que estávamos com muita vontade: Milkshake de chocolate. Depois de uma busca minuciosa, acabamos encontrando o lugar perfeito: Chocólatras Anônimos. Pensem na delícia do nosso pedido…. hmmmm 🤤

Depois de curtir nosso lanche e ir em algumas lojas, fomos em direção ao apartamento da minha amiga e seguimos para o local onde se realizaria a festa. Foi bem divertido estar junto nesse momento, com a família e amigos dela reunidos.

Teve torta, docinhos, salgados e bufê de cachorro quente, uma versão de molho com salsicha e uma versão vegetariana ❤

No dia seguinte conseguimos conversar, descansar bastante e ainda deu tempo para passar um pouquinho na Festa das Nações, que estava acontecendo no Shopping Total. Quando chegamos, haviam dançarinas do ventre fazendo uma apresentação no palco principal e várias barraquinhas com comidas típicas e souvenirs no entorno. Teria feito fotos, se não tivesse começado a chover logo que chegamos.

Caipiras na Capital

Mesmo não morando longe de POA, fomos pouquíssimas vezes para lá. Ora por falta de condições financeiras, ora por falta de tempo… sempre tinha algum motivo que impedia. Se não isso, era sempre a ameaça de que em cidades grandes tem muito mais perigos e assaltos. Sempre que fui, não levava minha câmera e muito menos ficava usando o celular na rua com muita frequência.

Eu amo fotografia, adoro ficar tirando fotos dos lugares e cenas que eu acho interessantes e despertam uma sensação boa em mim. Quando eu morava na Alemanha e fazia viagens do tipo, não sentia esse mesmo medo de carregar minha câmera com o cordão no meu pescoço. Aqui, mesmo vendo várias coisas lindas, não me senti segura para fazer isso. O resultado: um post sem imagens e que não expressa nem 20% de tudo que vimos 😂

Mesmo sem tantas fotos para ilustrar, foi gostoso escrever esse post, lembrando de dias que ficaram marcados de forma tão bacana na minha memória.

Viagens, culturas, história e gastronomia sempre foram meus tópicos favoritos de escrita e penso em dar mais espaço para eles também. Uma das fases que eu mais me senti realizada com o blog, foi quando eu conseguia criar esse tipo de conteúdo, conversando sobre tanta coisa legal com quem está lendo. Torço para que eu consiga trazer vários posts assim novamente.

Agora me conta: qual foi o último bate-volta que você fez?

Abraços!

Escrito por

Bruna Both

Blogueira oldschool. Fui por anos autora do blog Divergências Vitais que se transformou agora em Fala, Catarina. Aqui falo sobre reflexões, assuntos bacanas e design, que está sendo uma das minhas grandes paixões.