Desafio Literário – Divergente

Depois de ter postado sobre o primeiro livro que eu risquei da minha lista (No Escuro), demorou 3 dias para eu ler o próximo. Esse era uma velha indicação que eu recebia até no Brasil já, eu só não lia por ser “modinha”. O que eu posso dizer agora? Perdi tempo por não ter lido antes, é um livro com umas reflexões e mensagens bacanas escondidas no contexto.

Item “Que o título tenha apenas uma palavra”: devidamente riscado!

desafio-literario-aml-duds

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Destemor, Sinceridade e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

Quando uma criança entra na fase da adolescência, geralmente tem problemas de aceitação perante seu grupo de convivência. Praticamente nenhum com 16 anos toma uma decisão importante por si mesmo, todos se sentem muito dependentes de seus laços. A protagonista Beatrice, por sua vez, tem que decidir em que facção ficar, pois se fracassar seu destino é uma vida cheia de dificuldades com os sem-facção.

Todos os dias para ela eram um desafio na nova facção, tendo que aprender a achar a força e a coragem que existiam dentro dela. Em um momento de conflito ela descobriu quem realmente era e que nem sempre quem te oprime quer te atrapalhar. De prova em prova ela tinha que superar a si mesma e se manter confiante o suficiente para ser capaz.

É um livro com bastante aventura, uma garota que se descobre, um amor adolescente que aparece em um momento difícil da vida de ambos, mas apesar de tudo, o livro todo é muito previsível.

Mas previsível não é de todo ruim, só para relembrar…

Detalhe: Eu achei que este post tinha ido para o agendamento há várias semanas, mas na verdade ficou nos rascunhos durante este tempo todo. Sorry about it.

Até o próximo item!

Quer me contar algo? Escreva aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

12 respostas para “Desafio Literário – Divergente”.

  1. Avatar de claquetegirls
    claquetegirls

    Muito legal o desafio! 🙂
    Já vi “Divergente” e agora estou no “Insurgente”. Gostei do primeiro, mas tenho algumas críticas negativas, como alguns clichês básicos. O segundo ainda falta bastante para terminar, então não posso falar nada.
    Beeijos
    Beatriz Baesso

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Bruna
      Bruna

      O segundo eu achei uma enrolação, para falar a verdade. As vezes eu até me perdia no meio da leitura… mas o final é bacana, ao meu ver. Ainda quero ler Convergente, mas está complicado arranjar um tempo para ele com tanta leitura pendente.
      Quando terminar de ler, resenhe também!
      Beijos.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Avatar de claquetegirls
        claquetegirls

        Estou sentindo um pouco da enrolação que está falando. Rs
        Está faltando algumas páginas para terminar.
        Também quero ler o terceiro.
        Beeijos

        Curtido por 1 pessoa

        1. Avatar de Bruna
          Bruna

          Acho que eu terei que reler o segundo para entender melhor o final, li com tanta pressa que acabei nao captando muito bem. O terceiro fica na espera 😀
          Boa leitura!
          Beijo.

          Curtido por 1 pessoa

  2. Avatar de fabianamaio

    Li a trilogia toda, e eu sou meio fã de livros assim, meio previsíveis mesmo hahahaha! Essa coisa romantiquinha no meio sempre me cativa. Beijosbeijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Bruna
      Bruna

      Eu adoro esses também, não posso negar… mas alguns eu esperava um pouco mais 😦 Acho que depois de ler taaaaantas histórias de amor, queria mais love entre a Tris e o Quatro.
      Beijão!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Avatar de Vera

    Eu amei a sequencia Divergente, Bru!
    Adorei ver você fazendo o desafio (já falei isso antes, mas né?!).
    E também adorei você escrevendo sobre ele.. Excelente texto
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Bruna
      Bruna

      Eu também adorei Vera, me via na Tris enquanto ela tinha que lutar para mostrar para todos que era capaz… Enquanto ela aprendia a atirar facas e disparar, eu tinha que aprender como é a vida real e sobreviver nesse “caos alemão” (que não é tão caótico assim). Não me imagino tendo que fazer tudo em plenos 16…
      Super obrigada pelo comentário, adoro quando você aparece por aqui!
      Beijão 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  4. Avatar de maritrindade

    Bruna, já li Divergente e Insurgente, comecei Convergente mas parei por causa no final (não vou contar!)
    Simplesmente AMEI os livros, AMEI a Tris muito! Sério, é uma de minhas personagens favoritas!!
    Amo muito! Sou fã!
    Xero

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Bruna
      Bruna

      Eu li Divergente e Insurgente também (li Insurgente no dia seguinte que terminei de ler Divergente), gostei da trama e fiquei super curiosa no fim do segundo livro. O terceiro só não li pois queria terminar outras leituras primeiro, mas está na lista para ser lido em um futuro próximo. A Tris eu achei super confusa, mais confusa até que eu Hahahaha
      Queria ter assistido o segundo no cinema, mas bobiei e agora já saiu de cartaz na Alemanha.
      Beijos 😀

      Curtido por 1 pessoa

  5. Avatar de Ellen Soares

    Oiii flor!!! Adorei esse desafio! Muito bacana!! Eu amei o filme e o livro parece ser muito bom tbm! Estou precisando urgente colocar minhas leituras em dia! rs… beijos!!

    http://www.amigasevaidosas.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Avatar de Bruna
      Bruna

      Eu estou nessa mesma situação Ellen, porém agora estou tentando dar mais atenção aos livros em alemão que eu comprei. Pela primeira vez estou entendendo tudo o que estou lendo e está sendo uma oportunidade bem bacana de melhorar mais o idioma. O livro é muito bom, preferi mais este do que o segundo, o terceiro não me dei chance de ler ainda.
      Super beijo, boa leitura!

      Curtir