Oi pessoal!

Olhando um pouco para trás, vi que em 2020 eu fiz vários posts de um desafio literário que eu participei. Esse desafio se chamava #Desafio1LivroPorMês e eu encontrei ele enquanto acessava o app Cabeceira, que eu uso para marcar minhas leituras atuais e os livros que eu ainda quero iniciar a leitura. Comecei sem muita pretensão, mas acabou dando muito certo. Li mais do que 12 livros naquele ano, algo que me deixou bem orgulhosa, pois eu não tinha mais o hábito de ler.

Neste post eu falei um pouco sobre o Cabeceira

Ano passado, além de deixar o blog de lado, também acabei deixando a leitura. Não me sinto feliz em assumir isso, mas os meses foram passando e quando vi, não priorizei algumas das coisas que eu gosto muito. Por causa disso, coloquei a leitura como uma das minhas vontades de 2022.

Chega a ser engraçado como coincidências acontecem, mas justamente quando eu pensei em ler mais, eu vi um anúncio da TAG Livros, que falava dos planos de assinaturas. Conversei com meu namorado se ele tinha interesse em ler os livros comigo e quando vi que ele queria, logo assinei o plano anual. A equipe de suporte me ajudou em todos os passos e a experiência já começou a ser boa desde o início.

A TAG possui dois planos de assinatura, o Inéditos e o Curadoria. Dei uma olhada no site e acabei optando pelo Inéditos, que eu achei que se encaixasse melhor no meu momento. Eu queria algo que me fizesse sair da minha bolha, novidades, best-sellers e algo do gênero. Algo que me movimentasse e me inspirasse. A escolha foi perfeita ✨

O que vem na assinatura da TAG Inéditos?

A assinatura conta com best-sellers e grandes apostas, oferecendo o melhor da literatura contemporânea em primeira mão aos associados.

Estes são os itens que vem mensalmente na caixinha:

  • Livro em edição exclusiva (brochura)
  • Box colecionável
  • Revista sobre autor e a obra
  • Mimo literário
  • Marcador de página

A caixinha sempre chega no início do mês, bem embalada e protegida. A TAG tem muito cuidado ao enviar o kit, cada mês é uma surpresa diferente. A empresa também tem um aplicativo exclusivo, “Tag Livros” e o Cabeceira, que eu falei acima. Eu gosto muito de usar ele.

Além disso, também fornecem playlists personalizadas e vídeos sobre os livros do mês. Volta e meia também rola uma promoção para comprar livros de edições passadas, o que é bem interessante.

Quais foram os livros que já foram recebidos?

Por enquanto eu recebi 4 livros, onde foi 1 por mês e 1 de bônus por ter assinado o plano anual. Vou mostrar todos os kits:

Janeiro: A pintora de henna, de Alka Joshi

Sinopse: A pintora de henna é um romance indiano que se passa nos anos 50 e conta a história de Lakshmi, uma mulher que fugiu dos abusos do marido e foi refazer sua vida longe de casa, deixando para seus pais a vergonha de ter uma filha desertora. 

O livro é maravilhoso… A autora nos faz imergir na cultura da Índia e todos os sufocos e dilemas que a personagem principal vive. A Lakshmi é uma mulher cheia de nuances e determinação, o que torna ela cativante da primeira página até a última. Durante a leitura você se conecta com ela em várias situações, o que faz a leitura ser bem intensa.

Li em menos que uma semana e depois de ler fiquei na famosa ressaca literária. Não consegui engatar nenhuma outra leitura por umas duas semanas.

Como vocês podem ver, o mimo do mês era um planner literário, que fala sobre pluralidade e diversidade geográfica, PCD, indígena, autoria negra e LGBTQIA+. Também tem um espaço para escrever as leituras do ano e o planejamento mensal e semanal. Eu amei e já estou usando.

Fevereiro: Verônica e os pinguins, de Hazel Prior

Sinopse: Veronica McCreedy leva uma vida solitária. Aos 85 anos, ela começa a se perguntar para quem deixará sua fortuna. Até que, após ver um documentário sobre um centro de estudos de pinguins na Antartida, resolve passar uma temporada do outro lado do mundo. Diante da descoberta de um parente vivo, das novas amizades feitas, do desenterro de traumas passados e dos pinguins que precisam de ajuda, Veronica terá que decidir se ainda já tempo para abrir seu coração e criar aços antes que seja tarde demais.

Iniciei a leitura sem ter lido a sinopse e nem nada sobre o tema do livro. De início, pensei que a história fosse chata e criei uma antipatia muito grande pela Veronica. Todos os personagens parecem estranhos de primeira vista, mas quando começam a se abrir e falar mais sobre seu passado, você acaba se sentindo como alguém da família… começa a compreender o motivo de que todas as pessoas ficaram assim, com seus traumas e medos.

Comecei o livro odiando a Veronica e quando cheguei no final, chorei porque a história havia acabado. É um ótimo livro, sem sombra de dúvidas. Dá vontade de comprar o livro e presentear para várias pessoas.

O mimo do mês foi um canudo de inox, que combinava com a mensagem do livro, que é a preservação ambiental e a preocupação para desacelerar o descongelamento de geleiras e melhorar a vida marítima. Adorei a proposta, além do canudo ser lindo, é extremamente útil.

Março: O livro dos anseios, de Sue Monk Kidd

Sinopse: Ana sempre soube que seu destino ultrapassava as fronteiras do limitado espaço destinado às mulheres na Galileia do século I. Nascida em uma família rica de Séforis, ela é rebelde e ambiciosa, dotada de um espírito ousado e uma voz que anseia por ser ouvida. O livro é uma narrativa de uma mulher que busca realizar seus sonhos mais profundos e atingir o potencial que tem dentro de si, enquanto vive em uma época, uma cultura e um lugar dispostos a cala-la a qualquer custo.

Comecei a ler, mas ainda não consegui finalizar a leitura. O que mais me chocou, é o fato de neste livro, Ana ser casada com Jesus. Para vários leitores cristãos, este tema foi motivo de polêmica, onde muitos comentaram querer cancelar sua assinatura. Lendo o livro de um ponto de vista amplo e aceitando este fato, o livro se mostra ser muito perspicaz. Fala de Ana, dos seus anseios e vontades, da forma que ela ama e vê a sociedade e cultura de uma época muito mais difícil para mulher com uma personalidade forte.

Quando terminar esta leitura, provavelmente vou postar algo na conta do Instagram @blogfalacatarina.

O mimo do mês foi um bloco de notas e uma caneta, para adentrarmos no poderoso universo das palavras e exercitar nossa criatividade, assim como Ana faz no livro.

Livro bônus: Sonhos em tempos de guerra, de Ngũgĩ wa Thiong’o

Sinopse: Neste livro autobiográfico, o autor Ngũgĩ wa Thiong’o revisita sua infância, em uma região rural do Quênia, durante a ocupação britânica. Thiong’o mistura brincadeiras infantis e reflexões sobre o cenário político, como o hábito de contar histórias nas cabanas das mulheres de seu pai, a curiosidade de ouvir a experiência de um irmão que participou da Segunda Guerra Mundial, as brincadeiras com os filhos de donos de terra, e como essas relações mudam quando Thiong’o e seus irmãos passam a trabalhar nos campos. Com sutileza, o escritor compõe um cenário em transformação.

Ainda não li este livro, porém acredito ser uma leitura que irá acrescentar muito no meu senso de mundo. Será uma das minhas primeiras leituras (conscientes) de autores africanos, autores esses que quero ler mais neste ano.

Quando eu terminar a leitura, farei uma postagem especial para falar deste assunto.

O mimo que veio junto na caixinha foi um jogo de cartas. É um jogo complexo, então ainda não conseguimos entender como se joga. O design dele é lindo demais…

Bom, o primeiro passo (que é tentar retomar a leitura) já foi dado. Me sinto orgulhosa de estar tentando e já posso dizer que me sinto mais relaxada e inspirada. É ótimo sair da zona de conforto e ler sobre assuntos que normalmente não entrariam numa roda de conversa ou uma thread do Twitter.

Quem gostou do post e dos livros e também tem a vontade de voltar a ler mais, deixo à disposição aqui o meu código de desconto da TAG:

BRUDFVP3

Se você utilizar este código, você ganha 30% de desconto na sua primeira caixinha ?

Espero que você tenha gostado desta postagem… fiz com muito carinho. Se quiser interagir, me conte, caso você esteja lendo algo no momento. Vou adorar receber mais indicações!

Abraços da Catarina

Escrito por

Bruna Both

Blogueira oldschool. Fui por anos autora do blog Divergências Vitais que se transformou agora em Fala, Catarina. Aqui falo sobre reflexões, assuntos bacanas e design, que está sendo uma das minhas grandes paixões.