Oi pessoal!

No post anterior eu contei que eu e meu namorado viemos para a Europa visitar meus pais e que o destino seria a Alemanha, mas agora o post já começa contraditório: Lago di Garda é na Itália e não Alemanha.

Deixa eu explicar…

O plano de ir para a Itália, era passar o aniversário de 50 anos da minha mãe em um destino que ela sentia muita vontade de conhecer. A escolha do país, cidade e hospedagem foi toda dela… e que escolha maravilhosa.

Chegamos na Alemanha dia 12 de outubro e dia 14, antes do amanhecer, já partimos para a Itália em um roadtrip. No trajeto passamos pela Áustria, onde vimos a cidade de Innsbruck e depois pelo Brennero, que é na fronteira da Áustria com a Itália. A paisagem no trajeto é linda, cheia de castelos, ruínas e comunidades pequeninas cercadas por vinícolas e campos. As Dolomitas (uma cordilheira nos Alpes) ao fundo dão todo um charme especial… nos sentíamos como se estivéssemos em um filme.

Ano passado minha mãe conheceu Roma, então a ideia agora era um destino italiano que fosse mais perto da Alemanha e que ficasse na região do Tirol – que por questões históricas, até hoje continua falando alemão, além do italiano. Queríamos algo para relaxar e curtir dias calmos em família, então o destino escolhido foi o Lago di Garda, mais precisamente na cidade de Bardolino. O fato de falarem alemão facilitou MUITO a nossa comunicação por lá.

A localização da nossa hospedagem foi uma surpresa a parte: o Airbnb ficava na parte alta da cidade e oferecia uma vista panorâmica do lago. Tanto de dia, quanto de noite, a vista era perfeita… Eu poderia facilmente me acostumar a morar em um apartamento daqueles 😂

A vibe da cidade também é algo fora de sério.

Caminhar por lá é como entrar em universo a parte – é esquecer de problemas, trabalho e coisas que costumam nos irritar diariamente. As ruas são estreitas e várias das casas são antigas, com portas e janelas típicas da região. A cada passo, um aroma diferente que nos fazia salivar… quer que seja restaurantes e pizzarias, gelaterias ou bancas de alimentos frescos nas calçadas.

Tudo clamava por sossego, um lugar confortável para sentar e pura contemplação. Fazia MUITO tempo que eu não sentava em um barzinho ao ar livre e bebia um drink gostoso com calma.

No dia em que minha mãe estava de aniversário, acabamos entrando em um restaurante perto da orla. Os garçons foram super receptivos com a gente, falando inclusive de curiosidades da cidade. Disseram que a alta temporada são nos meses quentes, no verão europeu. Como nós fomos na metade de outubro, fomos na estação do outono, o que é considerado o final da temporada. Comparado com o verão, a cidade estava começando a ficar vazia – além de nós tinham muitas famílias com crianças pequenas, pessoas com animais de estimação e aposentados.

Não passamos por nenhuma boate ou algo do tipo, pois a atração principal da cidade são os restaurantes regados de comida boa e um bom vinho. Como eu disse, a proposta do nosso passeio era relaxar… e a cidade colaborou 100% com isso.

Outra curiosidade: nessa época as temperaturas costumam ser amenas, então piscinas ao ar livre, banhos no lago e calor na rua não são comuns, mas nós tivemos sorte e a piscina do nosso apartamento ainda estava aberta e conseguimos aproveitar no primeiro dia. No segundo dia, tivemos que inclusive voltar para o apartamento e colocar roupas mais soltinhas, pois estávamos suando enquanto caminhávamos pela orla.

Durante os dias que passamos por lá, além de caminhar pelas praças, orla e comercio num geral, também compramos bilhetes para um passeio de barco em direção à Limone Sul Garda (vou falar disso em outro post). Foi um trajeto de cerca de 3 horas de ida e 3 horas de volta, com bastante vento e paisagens encantadoras.

Ficamos na cidade de Bardolino por 4 dias e acredito que tranquilamente teríamos precisado de meses para enjoar do apartamento e da vizinhança. A experiência lá foi algo para guardar na memória pra sempre.

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais da cidade comigo. Se quiser, me conta nos comentários o que você mais gostou e teria vontade de conhecer também 🙂

Abraço forte e até a próxima!

Escrito por

Bruna Both

Blogueira oldschool. Fui por anos autora do blog Divergências Vitais que se transformou agora em Fala, Catarina. Aqui falo sobre reflexões, assuntos bacanas e design, que está sendo uma das minhas grandes paixões.