Oi pessoal!

Meus tios vieram nos visitar no período que eu havia acabado de entrar de férias na Alemanha. Eu entrei de férias no dia 20/05, eles vieram dia 21/05 e na mesma noite fomos convidados a conhecer um museu.

A cidade onde fica o Museu ficava longe de onde morávamos, porém como faríamos uma viagem e passaríamos do mesmo na frente, resolvemos confirmar. O lugar parecia ser bem lindo e interessante.

O Museu nos dá uma noção do que agricultores, empregadas domésticas, serventes e artesãos das pequenas cidades faziam na região da Alta Suábia (Oberschwaben) e do oeste de Allgäu (Westallgäu). Seguindo a trilha do Museu temos a oportunidade de aprender coisas surpreendentes sobre as pessoas e os objetos que eram usados na época, além das condições de vida e trabalho há séculos.

A trilha apresenta uma volta no tempo através de 300 anos de história, sendo 15 construções históricas em cerca de 10 Hectares. As antigas construções foram implementadas como uma testemunha única de tempos passados no museu, quando já não podiam ser recebidos em seu local original.

Entrando em uma das casas expostas, dá pra ver um costume que permanece até hoje: assim é a divisão de muitas camas na Alemanha… cada pessoa tem o seu colchão, seu lençol e a sua coberta.

Nossos amigos fariam parte de uma atração: eles estariam mostrando a criação do linho a partir de fibras de uma planta. Na construção onde estão as máquinas é possível ver a quebra da planta, a limpeza e a maneira como eles transformavam os fios em linha.

Essa linha era levada para um tear e com ela eram criados tecidos de qualidade para a produção de roupas, toalhas de mesa, lençóis, cortinas, entre outros.

É impressionante o tempo que as pessoas demoravam para produzir um novelo de linho: poderia demorar um dia inteiro para enrolar somente um! De novo, um dia inteiro para um novelo.

Havia também um treinador de cães fazendo uma demonstração com o seu cão e ovelhas, máquinas de moer milho, artesanato…

Informações úteis:

O endereço do Museu é:

Bauernhaus-Museum Wolfegg
Vogter Straße 4
88364 Wolfegg

Telefone: 07527/ 9550-0
Fax: 07527/ 9550-10
E-Mail: info@bauernhaus-museum.de

A temporada de abertura de 2015 é de 22 de março até dia 08 de novembro. De maio até setembro é aberto diariamente de 10 até as 18 horas. Em março, abril, outubro e novembro é aberto de terça a domingo das 10 até as 17 horas, segundas fica fechado.

É aceito vir com cachorros, porém os mesmos precisam vir com coleira.

E o que vocês acharam do lugar?

Escrito por

Bruna Both

Blogueira oldschool. Fui por anos autora do blog Divergências Vitais que se transformou agora em Fala, Catarina. Aqui falo sobre reflexões, assuntos bacanas e design, que está sendo uma das minhas grandes paixões.