Oi pessoal!

Recentemente eu e meu namorado conversamos sobre a ideia de conhecer a região onde moramos aqui no Rio Grande do Sul, já que muitas vezes costumamos ir para os mesmos lugares. É doido pensar que eu conheço vários lugares na Europa, por exemplo, mas aqui que eu vivi a grande maioria da minha vida, eu não conheço direito.

Em abril, olhamos no mapa e veio a ideia de ir para uma cidade aqui perto, famosa pela decoração de Páscoa que está presente por tudo: Colinas, a Cidade Jardim.

Para terem noção, Colinas é uma referência na região, quando se fala de decoração de Páscoa. Pessoas de outras cidades se deslocam para lá, principalmente com crianças… é mágico ver tanta gente entrando no clima com um sorriso no rosto.

Nossa ida de Lajeado até Colinas levou cerca de 30 minutos. A cidade já estava começando a ficar cheia de carros e pessoas circulando, então pensamos em procurar uma praça mais tranquila para curtir o tempo. O Eduardo havia pesquisado um roteiro bacana na internet e seguimos para uma opção que ele havia achado.

Não ousamos parar na parte central da cidade, pois tinha MUITA gente circulando, estava dificílimo de achar estacionamento e as ruas estavam trancadas de tantos carros. Essa decoração que eu mostrei acima, são de lugares aleatórios da cidade. Achei uma fofura!

Estação Ferroviária

Quem olha Colinas como um todo, não imagina que lá tenha uma estação de trem. Pra ver como eu não conheço nada da região mesmo… fui pega de surpresa!

Pelo que o Eduardo encontrou na internet, em alguns finais de semana tem uma Feira de Produtores e Artesãos na Estação, mas justamente neste que fomos estava fechado. A programação da cidade estava voltada para a Páscoa nas Praças e Igrejas, então os artesãos e feirantes também estavam expondo nesses locais.

A Estação é construída com esse tipo de tijolinhos que eu acho um charme. É uma pena que não tinham placas informativas sobre a história da Estação, os horários de trem e próximos eventos, pois nós saímos de lá curiosos.

A Estação existe, mas não se fala muito sobre o assunto… não é por nada que eu não sabia dela.

Antes de saírmos de casa, preparamos um “brunch” que tinha sido preparado em casa. Levamos enroladinho de salsicha, chimarrão e um bolinho que mais parecia um brownie… tudo caseiro. Fizemos nosso lanche no gramado da lateral da Estação, a sombra estava muito agradável.

Estávamos na sombra de uma árvore de guabiju, uma frutinha pequena e roxinha. Nós tínhamos uma árvore dessas na casa da minha avó e ver os frutos me trouxe lembranças boas. Era engraçado que enquanto comíamos, as vezes algumas frutinhas caíam na nossa cabeça 🤣

Aproveitamos para fazer fotos dos trilhos, do Fusca Poderoso e da Estação. Essas saídas sempre rendem umas fotos diferentes, já estamos treinando para quando formos fazer viagens para destinos no exterior (risos).

Para nossa surpresa, acabou passando um trem cargueiro enquanto estávamos lá. O Eduardo ficou bem feliz, pois era a primeira vez que ele via pessoalmente um trem passando em uma Estação.

Depois de ver o trem, seguimos para o próximo ponto turístico.

Morro Thomas

Colocamos a rota pelo Google Maps e encontramos o lugar sem dificuldade. Havia um homem na entrada indicando o restante do caminho e cobrando o ingresso, que tinha o valor simbólico de R$5,00 (valores de abril de 2023). Do local asfaltado onde o homem estava até a parte com atrações, tinha uma subida relativamente íngreme.

O caminho já começou emocionante, ainda mais pelo fato que eu estava com a cuia de chimarrão no meu colo e consegui derrubar um monte de erva mate na minha roupa. Pérolas que todo gaúcho já está cansado de ver, mas continua rindo!

Conforme subíamos, a vista ficava cada vez mais linda… Pensem num lugarzinho de paz e tranquilidade. Lá tem muitas árvores, uma vista linda do Rio Taquari, espaços para sentar, sem falar do gramado para fazer um piquenique. Além disso, tem uma tenda no local com venda de produtos coloniais e bebidas.

Antes de ir para casa, ficamos com vontade de tomar um café e comer algo gostoso. Em Lajeado, onde moramos, não tem muitas opções de cafeteria com espaço externo – mas não é que Colinas tem?

O Eduardo, que tinha pesquisado nosso passeio, sabia. Ele até viu o horário de atendimento e acertou em cheio na escolha.

Café & Arte Bistrô CasaMare

Bem no Centro de Colinas, tem essa preciosidade de lugar. Ambiente acolhedor, com mesinhas na calçada, cheio de plantas e uma decoração única. Tudo lindo e charmoso!

Depois de toda a volta que fizemos, pedimos um café com leite, pastel de forno e um chocolate quente. Não sei se era pelos produtos, pela fome ou por toda a vibe do lugar, mas o lanche foi delicioso demais.

Pelo que o funcionário do estabelecimento nos falou, a idealizadora/proprietária do local trabalhava com turismo, então a decoração de lá vem de diversas partes do mundo. Tudo muito bem organizado, limpo e apetitoso.

A visita vale muito a pena… sou apaixonada por esse tipo de cafeterias.

Foi bacana demais poder escrever sobre mais esse destino para vocês ❤ Não sei vocês, mas aqui a gente volta e meia menospreza esses rolês despretensiosos de domingo – mas já estamos vendo que isso é um erro gigantesco. O legal é que pouco a pouco vocês vão (indiretamente) conhecendo mais lugares também hahaha

O que acharam do passeio?

Super abraços,

Bruna, a Catarina.

Escrito por

Bruna Both

Blogueira oldschool. Fui por anos autora do blog Divergências Vitais que se transformou agora em Fala, Catarina. Aqui falo sobre reflexões, assuntos bacanas e design, que está sendo uma das minhas grandes paixões.