Como eu citei no post de justificativas, uma cirurgia de extração de sisos estava na minha lista de coisas urgentes para fazer. Entre problemas e mais problemas para resolver, acabou dando certo e eu já estou dias parecendo o Hamtaro.

Mas Bruna, por que uma cirurgia urgente?

O seguinte: quando eu estava com 13 anos, eu e meu primo saímos para uma volta de bicicleta. Saí, não usei freio na hora de descer um morro e minha bicicleta acabou derrapando nas pedras soltas e eu caí. Não foi um cair qualquer… eu “capotei” 3 vezes no chão, me ralei o corpo inteiro e ainda bati minha cabeça muito forte contra uma pedra.

Dias depois comecei a sentir umas dores estranhas no maxilar e aí estava o problema: com o impacto, algo afetou meus ossos e o ato de abrir e fechar a boca. Um ano passou, fui consultar com um dentista a respeito e ele disse que a dor poderia provir também do posicionamento errado dos meus dentes. Coloquei aparelho e no meio do meu tratamento o dentista que cuidava do meu caso faleceu. Além de ficar sem ele até o final do processo, o substituto não retirou os sisos de acordo com o plano.

Anos e anos depois, eu aqui na Alemanha comecei a ter as mesmas dores (e elas sempre mais fortes). Fui consultar um dentista novo e ao invés ele dizer algo a respeito dos meus dentes, me enviou para uma clínica de Kieferorthopädie (Ortodontia). Lá a médica consultou, escutou os barulhos altos que saíam do meu maxilar e me mandou fazer um Raio-X dos meus dentes. Observe na imagem:

Esse foi o meu resultado… nenhum “dente do juízo” estava no lugar certo. Toda a pressão que eles estariam gerando em cima dos outros dentes poderia ser o causador das minhas dores. Minha dentista na hora escreveu uma carta para meu dentista dizendo que em questão de 6 meses eles deveriam de estar fora da minha boca.

Nisso, tomei minha decisão, fui ao meu dentista e marquei uma cirurgia. Perfeito. Engraçado seria se 1 dia antes da data ele desmarcasse, não é? Não. Eu podia chorar… Tive que trocar de dentista, trocar de clínica, ir a uma cidade em outro estado e por fim deu certo. Sinto dor, estou inchada, mas de grave não aconteceu nada.

Agradeço de coração aos que me desejaram uma boa cirurgia e me mandam mensagens de melhoras… fiquei super contente com tudo! Fico devendo o “melhores da terceira semana”, mas por motivos maiores não consegui postar…

Até quando der, a Bruna aqui ainda precisa de um pouco de repouso.

Escrito por

Bruna Both

Blogueira oldschool. Fui por anos autora do blog Divergências Vitais que se transformou agora em Fala, Catarina. Aqui falo sobre reflexões, assuntos bacanas e design, que está sendo uma das minhas grandes paixões.