Muitos dos que me acompanham aqui no blog a mais tempo, além de me conhecer um pouco, sabem que eu estou morando na Alemanha desde 2014. Ano passado foi o primeiro ano no qual eu pude participar com afinco nas preparações para o Advento e Natal, época na qual os alemães se empenham na decoração e no chamado “Weihnachtsbäckerei“.

Essa palavra que a principio parece complicada, nada mais é do que o dia no qual várias pessoas se encontram e assam juntas as famosas guloseimas de Natal. Uma das maiores tradições é essa: assar vários tipos de biscoitinhos, dividir entre a família e comer tudo até o Natal.

Eu acho lindo a forma na qual a família se une para realizar atividades do gênero. Homens, mulheres, crianças, idosos… eles juntam todos para passar bons momentos juntos. A casa cheira a canela, açúcar de baunilha, nozes, chocolate… é mágico.

Este ano tive a chance de poder ajudar novamente e o absurdo de tudo foi que conseguimos fazer 12 tipos diferentes de biscoitinhos! No ano passado, fizemos somente 5 tipos e eu consegui fotografar 3 e mostrar como foi. Nesse ano, como eu já sabia fazer a maioria, estava tão ocupada que nem consegui fotografar… Os cliques que eu consegui dar, coloquei aqui no post. Além de gostosos ao paladar, são lindos aos olhos também.

Vamos ao que interessa:

Spritzgebäck

Essa é uma das receitas que apareceram no post do ano passado. Quando eu senti o cheirinho desse biscoito pela primeira vez aqui na Alemanha, me lembrei logo dos que minha madrinha fazia no Brasil. O cheirinho é muito familiar…

Eu não acho a pronuncia complicada, mas aí vai: x-prits-ge-bék

Vanillesternen

Vanillekipferl é um dos biscoitinhos preferidos de muita gente, porém na hora de fazer ele tem costume de quebrar e dá uma sujeira danada. Minha família faz a mesma receita, mas na hora de moldar, usa as forminhas de estrela. É o mesmo gosto, porém diferente aos olhos.

Pronuncia-se: fa-ní-le-stér-nen

Vanillesternen.jpg

Orangenzungen

Este eu gosto bastante e aqui em casa sempre acaba logo. É um biscoitinho de manteiga com geleia de laranja no meio.

Na parte da pronúncia, é o seguinte: ô-ran-gen-tsún-hen

Choko crossies

Esse é de longe, o mais fácil a fazer: pegar cereal/sucrilho (sabe aquele de comer com leite?) e juntar com amêndoas e chocolate 😀 Fizemos nas variações chocolate ao leite e chocolate branco.

Pronuncia-se: choko-cró-ssis

DSCN4768.JPG

Florentine

Esse é de longe o que eu mais gosto: tem mel, amêndoas, açúcar caramelizado e chocolate…

A pronuncia é igual.

DSCN4780.JPG

Butter-S

Esse é um biscoitinho bonito e muito fácil de reconhecer: todos são pequenos, com formato de “S” e com açúcar grosso por cima. Nós (eu e minha mãe) conseguimos a façanha de fazer alguns virados, mas isso é o detalhe que menos importa…

Pronuncia-se: Butter-és

dscn4777

Nussecken

Este item apareceu ano passado no outro post. Fizemos ele de novo e por sorte eu ainda tinha 1 pedacinho para fotografar…

Pronuncia-se: núss-êquen

dscn4773

Haselnussmakrone e Kokosmakrone mit Oblaten

Sabe a hóstia da Igreja? Aqui eles vendem algo parecido no mercado por 0,59 centavos. Esse tipo de biscoitinho é uma massa em cima da tal hóstia. Nós fizemos com uma massa de avelã moída e uma massa de coco com raspas de limão.

Pronuncia-se: há-sel-nuss-ma-crô-ne e cô-cos-ma-crô-ne

DSCN4782.JPG

Por este post era isso. O que vocês acharam? Existe uma tradição de Natal na sua família que envolva algo na cozinha?

“Comida” era também um dos temas do Projeto Fotográfico do Grupo Vai um Café, do qual eu sou membra. Provavelmente no fim do mês vem mais um post a respeito, com todos os temas, link maroto de todos os blogs participantes e as minhas fotos.

Era isso! Auf Wiedersehen 😀

Escrito por

Bruna Both

Blogueira oldschool. Fui por anos autora do blog Divergências Vitais que se transformou agora em Fala, Catarina. Aqui falo sobre reflexões, assuntos bacanas e design, que está sendo uma das minhas grandes paixões.