Pensa em ir em alguma festa típica alemã?
Foi para a Oktoberfest na Alemanha e vários caras vieram com cantadas para cima de ti?
Não viu meu post sobre Oktoberfest aqui no blog e perdeu a minha explicação curta?

Seus problemas acabaram!

Neste post eu vou falar de várias curiosidades a respeito dessa peça de roupa tão tradicional e complicada no começo.

O Dirndl (vestido típico) é usado durante a Oktoberfest ou qualquer outra festa tradicional na região sul da Alemanha. A escolha é bem variada e você é quem decide que mensagem quer passar com o seu: existem os com o corte sexy, os mais tradicionais, os simples, os extravagantes… uma decisão bem pessoal e de significado.

O Dirndl é o conjunto de um vestido com a saia levemente rodada e a parte de cima apertada. Abaixo do vestido vem uma blusa com a manga fofa e um decote bem generoso. Acima do vestido e da blusa vem um avental cerca de 3cm mais curto que o vestido.

Além da escolha do estilo do vestido, o que a mulher precisa também prestar atenção é onde ela amarra o laço do avental.

Vem comigo que eu explico!

Pela cara das meninas e a posição do laço já se pode ver muito. Agora vou traduzir o que está escrito abaixo e explicar:

Laço do lado direito: “Eu até gostaria de flertar com alguém, mas não posso”
Significa que a mulher está casada ou tem um namorado. Para os homens isso significa que essa mulher está fora de alcance e que não quer receber cantadas. Caso uma pessoa comece algo, é só mostrar o lado que você amarrou e tudo se resolve sozinho.

Laço no meio: “Eu não sei direito se quero”
Significa que a mulher é tímida, tem vergonha de flertar dessa forma ou até mesmo que é virgem. Para os homens esse é um sinal que a mulher é contida e que uma trova não vai levar a nada.

Laço do lado esquerdo: “Um pouco de flerte dá certo sempre”
Significa que a mulher está solteira e livre, caso você queira conversar. O laço do lado esquerdo é o sinal verde que falta para as pessoas conversarem com você, tanto homem quanto mulher…

Laço atrás: “Tira a mão, cara”
Significa que a mulher é viúva ou que é uma garçonete da festa. O laço atrás é o sinal vermelho para qualquer tentativa de aproximação.

Oktoberfest de Munique em 2014

Espero que agora tenha ficado mais fácil de entender esse mistério!

Até a próxima!

Escrito por

Bruna Both

Blogueira oldschool. Fui por anos autora do blog Divergências Vitais que se transformou agora em Fala, Catarina. Aqui falo sobre reflexões, assuntos bacanas e design, que está sendo uma das minhas grandes paixões.